Quem sou eu

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O mel a favor da beleza.



O uso do mel a favor da beleza já é antigo. 
Rico em vitaminas A, D, E e C, o mel é considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza. "Como são antioxidantes, essas vitaminas previnem o envelhecimento precoce da pele, assim como manchas, rugas e flacidez. Isso sem falar em suas propriedades hidratantes que estão relacionadas à função higroscópica da frutose. Um de seus açúcares predominantes, ele capta a água e se mantém ligado a ela, evitando a desidratação da pele.
Todas essas qualidades, somadas à importante capacidade de auxiliar na regeneração dos tecidos, acabam fazendo com que a iguaria seja ingrediente usual em várias fórmulas de produtos cosméticos.                  De cremes contra o envelhecimento a xampus anti queda, passando por máscaras de cabelo fortalecedoras e hidratantes para peles ressecadas, existem várias alternativas no mercado com o mel no papel principal. Isso sem falar que o alimento também pode ser usado em fórmulas caseiras, naqueles momentos em que buscamos relaxamento e uma volta ao tempo de nossas avós.
Conheça as receitas indicadas por esteticistas do trabalho das abelhas.
Doce pausa
Receitas caseiras sempre são gostosas de fazer e nos remetem a uma pausa para cuidarmos de nós mesmos no meio da correria diária.
Para olhos cansados
Misture 1 colher de água com 1/2 colher de mel puro.                                                                        Passe nas pálpebras inferiores e nas superiores, de dentro para fora. Logo depois dê batidinhas com as pontas dos dedos onde tiver as marcas de expressão, para ativar a circulação.
Hidratação dos lábios
Use a mesma mistura, acrescida de óleo de gergelim frio, nos lábios e ao redor da boca. Friccione um lábio no outro para ajudar a absorção.
Máscara descongestionante para o rosto
Junte 2 colheres (sopa) de aveia, 1 colher média de mel e 1 xícara de chá-verde bem concentrado. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos.           Aplique em todo o rosto, inclusive ao redor dos olhos, e deixe agir por 15 minutos.           Em seguida, retire com uma espátula, raspando suavemente a pele.               Lave o rosto em água corrente e enxugue a pele.              Finalize aplicando em todo o rosto um algodão embebido no chá-verde morno - ele é desintoxicante.
O mel é um líquido viscoso produzido pelas abelhas a partir do néctar das plantas e processado pelas suas enzimas digestivas.          
É armazenado em favos nas colmeias para servir de alimento para as abelhas trabalhadoras.
Seus principais constituintes são carboidratos, principalmente frutose e glicose Contém conteúdos menores de proteínas, enzimas, aminoácidos, minerais, vitaminas, compostos aromáticos e polifenóis, que são antioxidantes.          
Os minerais mais presentes são: potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio, selênio, ferro, manganês e cobre. Já as vitaminas que mais aparecem são as C, B2, B3, B5, B6 e ácido fólico.
Por ser rico em carboidrato, seu índice glicêmico varia de médio a alto, dependendo da fonte. A carga glicêmica (parâmetro que leva em consideração o tamanho da porção) e o índice polinêmico do mel dependem do seu conteúdo de frutose. Porém, esses parâmetros ainda são menores dos encontrados no açúcar branco, a sacarose. 
Possui ação anti-inflamatória e propriedades probióticas  ou seja, serve de substrato para as bactérias benéficas do intestino. Foi mostrado, em um estudo, que seu consumo aumenta a população intestinal de bifidobacterium e lactobacilos, provavelmente devido ao seu conteúdo de fruto oligossacarídeos, um tipo de probiótico.
Um trabalho de revisão mostra que para obtermos os benefícios do mel para a saúde, devemos consumi-lo em doses maiores de 50 a 80g por vez. Porém, seu uso deve ser moderado e não deve ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, em função do risco de contaminação pela bactéria chamada Clostridium botulinum, que causa o botulismo. O sistema imunológico das crianças nessa idade ainda não consegue se defender deste microrganismo. Assim, há muitos benefícios que podemos aproveitar do consumo deste produto que as abelhas fazem com tanto empenho.

Nenhum comentário: