Quem sou eu

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Para que serve a vitamina D.


A vitamina D possui diversas funções e é de grande importância para o organismo. A vitamina D serve para:

  • facilitar a absorção do cálcio e do fósforo no organismo;
  • fortalecer os ossos e dentes tornando-os mais saudáveis;
  • aumentar a força muscular;
  • diminuir o risco de diabetes tipo 1;
  • melhorar o equilíbrio e
  • ajudar a emagrecer.
Mas para conseguir alcançar estes objetivos deve-se consumir regularmente alimentos ricos em vitamina D e expor-se diariamente ao sol, no início da manhã e no final da tarde, por pelo menos 15 minutos.
O consumo de alimentos fonte de vitamina D é importante mas é de suma importância que o indivíduo exponha-se ao sol. Pois os alimentos não contém a vitamina D propriamente dita, mas um precursor da vitamina D e somente ao expor-se ao sol, é que a pele pode transformá-la na verdadeira vitamina D.

Onde encontrar a vitamina D

Pode-se encontrar a vitamina D em alimentos como peixes e frutos do mar. Embora ela também possa ser encontrada na gema do ovo e nos alimentos enriquecidos com vitamina D como nas manteigas e iogurtes. Confira aqui uma lista de alimentos ricos em vitamina D.
Como a suplementação de vitamina D é um assunto controverso, não é recomendado tomar nenhum medicamento que contenha a vitamina D pura, sem a orientação do médico para evitar os efeitos nocivos que o excesso de vitamina D pode causar como o aumento do risco das doenças cardíacas e renais, por exemplo.

Nenhum comentário: