Quem sou eu

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Milho e atividade física são bases para uma vida saudável

Ponha mais saúde em sua vida, acrescentando derivados de milho a seu cardápio. 
A recomendação é de médicos, nutricionistas e especialistas em bem estar e qualidade de vida que destacam as propriedades deste cereal, nativo das Américas.

"De fato, o milho é um alimento bastante completo. É rico em carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B e aminoácidos. Além disso, sua casca carrega grande quantidade de fibras. Ou seja, é excelente que faça parte da alimentação das pessoas, inclusive para os praticantes de atividade física". A opinião é do professor de Educação Física e consultor de qualidade de vida e bem-estar, Marcio Atalla.

Para reforçar esta recomendação, a Associação Brasileira das Indústrias do Milho (Abimilho), entidade que representa as principais empresas  de processamento do cereal no País, está desenvolvendo uma campanha de divulgação para estimular o consumo de milho. O objetivo é difundir os atributos do consumo de derivados do grão, que pode prevenir doenças, corrigir deficiências, além de ser uma excelente fonte de fibras e energia. Até porque, a média de seu consumo per capita no Brasil, em torno dos 18 quilos/habitante/ano, ainda é muito pequeno. Trata-se de uma média muito aquém da registrada por outros países de condições socioeconômicas similares, como o México, por exemplo, cujo consumo per capita é de 63 quilos/habitante/ano.

Para Marcio Atalla, que ficou conhecido do público pela sua participação no quadro "Medida Certa", do programa Fantástico, da TV Globo, existe forte correlação importante entre uma alimentação saudável, associada à prática de exercícios. "Sem dúvida, é importante criar o hábito de uma dieta equilibrada e diversificada, rica nos mais diversos nutrientes, e que permita às pessoas terem prazer ao se alimentar. Nessa alimentação não pode faltar nenhum dos três macronutrientes, que são o carboidrato, a proteína, e os lipídeos, respeitando as necessidades que nosso corpo tem de cada um deles", salienta Marcio Atalla.

Para o especialista em saúde que também é colunista da Revista Época, a escolha de boas fontes desses nutrientes é fator crucial para determinar qual o tipo de alimentação a pessoa vai ter, sendo uma questão simples, mas importante sobre as boas escolhas à mesa. 

"É simples, basta se perguntar: na hora do café da manhã vou comer croissant ou pão integral?  É fundamental, por exemplo, enriquecer com fibras e os mais diversos minerais e vitaminas presentes nas frutas e legumes, a alimentação do dia a dia", explica.

Somente a associação de uma dieta alimentar equilibrada associada com a prática de exercícios físicos adequados é que se consegue atingir qualidade de vida e saúde. "Com esta estratégia, podemos prevenir uma série de complicações, como diabetes, hipertensão, alterações de colesterol, e outras, além de promover boa disposição para a prática regular de atividade física", acrescenta o educador físico e especialista em saúde e bem-estar.

Atualmente divulga-se muito o consumo de alimentos funcionais e focados na saúde (com pouca gordura, sódio etc), sendo que as qualidades energéticas e de fibras do milho o colocam na base da pirâmide alimentar.

O milho pode contribuir para uma vida mais saudável às pessoas que queiram iniciar um programa de bons hábitos com a prática regular de exercícios e esportes. Por se tratar de uma rica fonte de energia, o cereal pode ser importante aliado em programas de preparação física, exercícios aeróbicos, dentre outras modalidades de atividade.

"Acreditamos que é importante o consumo de alimentos diversificados, pois aumentam a variedade de nutrientes, vitaminas e minerais que vamos dar ao nosso corpo. Por isso, a alimentação deve ser sempre variada e rica. O milho, sem dúvida, deve integrar esse cardápio, mas não podemos esquecer todos os outros grãos e seus valores nutricionais", 

Nenhum comentário: