Quem sou eu

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Massagem facial japonesa

Massagem facial japonesa promete levantar a expressão e amenizar rugas

Os movimentos são rápidos e leves. As sensações são diferentes das experimentadas em outras massagens. E o resultado final combina o relaxamento com uma aparência rejuvenescida da pele.
O "kobido" (termo que significa a busca pela beleza interior) é uma massagem japonesa feita nos ombros, no pescoço e, principalmente, no rosto. Diz a lenda que, no Japão imperial, era destinada apenas a membros da nobreza. Na década de 1980, o massoterapeuta japonês Shogo Mochizuki trouxe a técnica para o Ocidente e ensinou terapeutas de várias partes do mundo, tornando o método disponível aos plebeus.
A geóloga brasileira Daniela Garroux, 36, conheceu a técnica na Alemanha com um professor que estudou com Mochizuki. Apesar da formação em geologia, ela é versada em massagens e práticas meditativas, habilidades adquiridas nos oito anos em que morou na Índia.

Saiba como é feita a massagem kobido


A massagem começa na região dos ombros e do pescoço
"Resolvi fazer o curso quando vi uma amiga que fez a massagem e estava com o rosto rejuvenescido. O "kobido" tira rugas de expressão causadas por tensões. É um 'lifting' natural", diz. 

Mas o que mais atrai a geóloga é a capacidade dessa massagem fazer com que a pessoa entre em estado meditativo. "A sessão leva a um relaxamento profundo, a maioria das pessoas 'viaja'." 

O que surpreende é chegar a esse estado com massagens que se restringem a uma pequena parte do corpo. 
"É um trabalho diferente de outros que conheço.
Os movimentos são únicos e não buscam a musculatura profunda.
O estímulo é no sistema nervoso periférico", diz a terapeuta corporal Loua Unger, do WSpa, no Rio de Janeiro.
Só no rosto são feitos 53 movimentos. "São manobras precisas, tem que ter destreza para aplicá-las", afirma a psicóloga e consultora de spas Vania Emiliozzi, que deu um curso de "kobido" para profissionais de estética. 

EFEITO CINDERELA
O uso estético é o maior chamariz da técnica. "O 'kobido' estimula a circulação do sangue e a oxigenação. Tem 'efeito Cinderela': deixa a pele mais lisa e brilhante na hora", diz Cristina Petersen, professora de estética no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto.
A promessa de rejuvenescimento sem agulhas atrai clientes. "Tenho a pele madura, fico procurando novos tratamentos. Estou na terceira sessão e acho que meu rosto está mais nutrido, mais firme", diz a artista plástica Leda Rodrigues Ramos, 65.
A fisioterapeuta Eva Wilma Almeida, 30, nunca tinha feito massagem facial. "Quando a gente chega aos 30, passa a querer manter a pele jovem. É melhor começar com algo não invasivo", diz.
A massagem é feita com percussões de dedos e deslizamentos. "Também estimula pontos do rosto ligados a meridianos da acupuntura", diz a esteticista Blanch Marie.
Para o efeito lifting, Blanch recomenda que sejam feitas dez sessões, uma ou duas vezes por semana. 

Famosa esteticista japonesa dá dicas de cuidado com o rosto

Chizu Saeko, com 40 anos de experiência em estética facial, afirma que japonesas desperdiçam dinheiro com produtos de beleza muito caros

Chizu Saeki não esconde rugas e diz que a pele deve envelhecer naturalmente
Chizu Saeki não esconde rugas e diz que a pele deve envelhecer naturalmente
Mulheres japonesas gastam muito com cosméticos de marcas caras sem saber que antes de sair aplicando quilos e quilos de creme no rosto é preciso conhecer a própria pele.
Essa é o opinião de Chizu Saeki, experiente esteticista japonesa de 66 anos, que não tem vergonha de suas rugas e aconselha as mulheres a cuidarem da pele com naturalidade.
Chizu Saeki aconselha as mulheres a conhecerem com as mãos a própria pele; massagem facial é uma das dicas 
Chizu Saeki aconselha as mulheres a conhecerem com as mãos a própria pele; massagem facial é uma das dicasAutora do livro recém-lançado The Japanese Skincare Revolution, Saeki acha que as mulheres japonesas, conhecidas por cultuarem um rosto extremamente branco, desperdiçam dinheiro com cosméticos de grife. “Não pense que usar cosméticos, simplesmente, vai te deixar mais bonita, seja responsável pelo seu rosto e use suas mãos para cuidar dele”, disse ao site Talking Make Up.
O livro, escrito em inglês, traz técnicas de massagem facial, dicas de cuidados diários com a pele, prevenção e cura para alguns problemas cutâneos e cuidados específicos para cada tipo de pele. “O rosto é uma prova do coração. Quando eu olho o rosto de uma pessoa, eu sei tudo sobre ela”, disse a esteticista a Reuters.
Saeki, que atua há 40 anos na indústria da beleza, já trabalhou em empresas como a Dior e a Guerlain.
Em 2003, a esteticista abriu seu próprio salão. Lá os tratamentos custam de 31 mil a 48,3 mil ienes, algo em torno de R$679 a R$1058.
Confira a seguir os cuidados que Saeko indica para quem quer ter uma pele bonita e saudável:
1.
Conheça muito bem a sua pele
2.
Cuide da pele
3.
Deseje ser bonita (o)
4.
Use suas mãos para tocar, massagear e conservar a pele facial com cosméticos
5.
Remova sempre a maquiagem
6.
Aplique máscaras de hidratação na pele, frequentemente
7.
Use serum, uma terapia antioxidante para a pele, que age para combater os sinais físicos do envelhecimento
8.
Proteja a pele com cremes
9.
Proteja a pele no decorrer dos anos


Nenhum comentário: