Quem sou eu

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Crianças precisam de café da manhã saudável e variado.


Fique ligado!



 

O café da manhã é fundamental para quebrar o jejum de várias horas de sono e disponibilizar energia para começar bem o dia. Uma refeição balanceada no início da manhã contribui para a ingestão de nutrientes essenciais, especialmente vitaminas e minerais, e para as crianças é ainda mais importante. "A infância é o período em que se formam os hábitos alimentares e é fundamental incentivar as crianças a experimentar, desde cedo, várias opções de alimentos", afirma Mauro Fisberg, pediatra e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Foi com base nessa constatação que a empresa MarketTools, realizou um levantamento para conscientizar as mães sobre a importância do café da manhã no desenvolvimento das crianças. 

O resultado mostrou que grande parte delas está insatisfeita com a qualidade da refeição. O levantamento realizado mostra que metade das mães afirma que os filhos comem sempre ou quase sempre os mesmos alimentos. Para 59% dessas mães, isso ocorre porque os filhos não querem abrir mão de seus alimentos preferidos.

Reprodução


Segundo 20% delas, o cardápio se repete porque outras opções são mais caras e 15% não têm tempo de preparar outras coisas. Para Fisberg, são vários os motivos pelos quais as mães têm dificuldades em contemplar todas as necessidades nutricionais de seus filhos no café da manhã.

 "Muitas mães afirmam que os filhos não têm fome ao acordar, pulam o café da manhã ou o consomem de forma incompleta, ou se cansam de alguns alimentos por consumirem sempre a mesma coisa. Nessa fase, o sabor influencia muito a aceitação dos alimentos".

Para mais de um terço das mães entrevistadas, os próprios filhos decidem o que comem no café da manhã. Em outro terço dos casos, os pais escolhem os alimentos, mas baseiam-se na preferência dos filhos. Nos demais casos, os pais decidem sozinhos. Os alimentos mais consumidos no café da manhã são pão, manteiga, biscoitos e frios, acompanhados de leite, café e achocolatados.

A professora Sílvia M. Franciscato Cozzolino, nutricionista da Universidade de São Paulo (USP), lembra que um café da manhã equilibrado deve incluir todos os nutrientes que o organismo necessita dentro do percentual destinado a esta refeição, ou seja, ao redor de 25% das necessidades diárias. Desta forma, respeitando nossos hábitos alimentares, a composição de alimentos estaria baseada nos carboidratos como cereais, preferencialmente integrais; como fonte proteica, o leite e seus derivados (iogurtes, queijos, entre outros), e contemplando os minerais, vitaminas e fibras, uma porção de fruta ou suco. "O que acontece muitas vezes é que as crianças saem de casa com apenas um desses alimentos e a refeição acaba não oferecendo tudo que ela precisa", ressalta a nutricionista.

Benefícios do café da manhã
O café da manhã equilibrado está associado a um estilo de vida saudável, que traz vários benefícios para o desenvolvimento físico e cognitivo, principalmente na infância e adolescência - fases de crescimento e desenvolvimento do organismo. Pesquisas científicas apontam que crianças que tomam café da manhã tendem a ter um melhor desempenho escolar, pois a refeição colabora para o aumento da capacidade de concentração e ajuda a ter uma melhor performance cognitiva.

A ingestão de micronutrientes também é fundamental para prevenir deficiências de vitaminas e minerais. A deficiência de ferro, que é a principal causa da anemia no mundo, atinge mais da metade das crianças em fase pré-escolar no Brasil**. Já o cálcio, cuja deficiência também é frequente entre as crianças brasileiras, pode contribuir para o crescimento e a saúde dos ossos, tanto na infância como na adolescência, e uma formação óssea adequada pode reduzir os riscos de osteoporose na fase adulta. A nutricionista afirma ainda que os alimentos devem ser consumidos em porções adequadas, para que o organismo aproveite seus nutrientes.

Cereais Matinais

Para a professora Sílvia Cozzolino, os pais devem estar atentos ao café da manhã, pois, ao pular essa refeição, perde-se uma excelente oportunidade de ingerir nutrientes essenciais para que o corpo desempenhe suas funções ao longo do dia. "Os cereais matinais, assim como outros alimentos fortificados, podem complementar a ingestão das recomendações diárias de nutrientes, imprescindível para uma alimentação saudável", diz.

Os cereais matinais são uma forma prática, saborosa e nutritiva de começar o dia. Eles estimulam o consumo de frutas e leite, que é a principal fonte de cálcio da dieta, além de colaborarem com importantes vitaminas e minerais, principalmente cálcio e ferro. Uma porção de 30g de cereais matinais Nestlé combinados com 125 ml de leite fornece quase um terço da recomendação diária de cálcio e ferro, além de contribuir para a ingestão de cereais integrais.

Nenhum comentário: