Quem sou eu

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Quatro dicas para acabar de vez com os pelos encravados




 

Seja por questões estéticas, de bem-estar ou pela higiene, a depilação se tornou rotina na vida da maioria das mulheres. Mas, para quem sofre com pelos encravados, nem sempre o resultado de "arrancar ou cortar" os fios é bom. É o caso de quem tem sofre com os pelos encravados (foliculite), que além de serem um problema para a saúde da pele, ainda causam incômodo pela má aparência.

A foliculite é uma inflamação que ocorre na porção superior do folículo piloso, ou seja, ocorre quando os pelos não têm força suficiente para atravessar a superfície da pele e não conseguem crescer. Resultado? A pele fica cheia de bolinhas inflamadas.

Sem fazer distinção entre homens e mulheres, a foliculite também não escolhe região e pode aparecer tanto no rosto, como nas axilas, pernas ou virilha.

Se você também sofre com isso, preste atenção em quatro dicas das dermatologistas Sylvia Ypiranga e Claudia Magalhães.

Esfolie

Para que os pelinhos consigam crescer sem problemas, é preciso deixar a derme mais fina e com menos resistência. Sylvia indica fazer uma esfoliação, pelo menos uma vez por semana, com produtos que não agridam tanto seu corpo. Uma boa receita caseira é misturar um pouco de açúcar ao azeite e aplicar delicadamente na região escolhida durante o banho morno. Mas, fique atenta: "Evite fazer a esfoliação no primeiro dia após a depilação, quando a pele ainda está se recuperando de uma agressão, para não machucá-la. Também é importante não esfoliar a pele se houver algum processo inflamatório em atividade, para que ele não se agrave", alerta a dermatologista.

Hidrate sempre!

Passar um creminho na pele funciona como um aliado da esfoliação, pois ajuda a deixá-la protegida e pronta para descamar, o que facilita a passagem do pelo. Segundo Claudia, pessoas com o corpo mais ressecado têm maior tendência a ter esse problema, e a hidratação é muito bem-vinda. Porém, não pode ser a única providência. "Apesar de deixar a derme menos espessa, os cremes nem sempre são suficientes", diz. Como aliado, a dermatologista indica produtos com ácido glicólico, que ajudam a afinar ainda mais a camada superficial da cútis.

Depilação ideal

Usar cera ou pinça para retirar os pelinhos faz com que eles fiquem enfraquecidos, pois são extraídos desde a raiz, fazendo com que encravem. "Por mais estranho que isso pareça, usar lâminas e cremes depilatórios é muito mais vantajoso, especialmente em quem tendência a ter pelos encravados". Se preferir o primeiro método, indica-se raspar no sentido em que os pelos crescem, evitando qualquer agressão e possíveis machucados.

Fim do problema

Para dar adeus definitivamente aos encravadinhos, nenhuma solução é melhor do que as depilações a laser e com luz pulsada. "Ambos os procedimentos promovem uma interação da luz com a cor dos fios, fazendo com que eles parem de crescer". Para que o resultado seja o esperado, são indicadas em média cinco sessões, sendo uma por mês.

Nenhum comentário: