Quem sou eu

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Óleo de coco. Saiba como preparar em casa.

Dê uma mãozinha à dieta com óleo de coco caseiro


 

O óleo de coco é a sensação do momento e não é para menos. Segundo a coordenadora do departamento de nutrição da Mundo Verde, Flávia Morais, o óleo de coco tem importante papel no combate aos radicais livres e por isso retarda o envelhecimento, previne doenças crônicas como o câncer e reduz as taxas de colesterol sanguíneo.

Além de antioxidantes, o óleo de coco é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia, e que aumenta a termogênese e o gasto energético do organismo. A termigênese é um processo que possibilita que a energia do alimento seja gasta em forma de calor e não armazenada como gordura. Se não bastassem essas vantagens, o óleo de coco ainda prolonga a sensação de saciedade, e é capaz de reduzir, segundo estudos, o índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência abdominal. "Por isso é uma ótima e saudável opção para quem quer emagrecer" explica Flávia.

O óleo de coco é também rico em ácido láurico, um tipo de gordura de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária, sendo demonstrado em diversos estudos suas ações em casos como candidíase e gastrite bacteriana (Helicobacter pylori). É também, um potente imunodulador.

Esse poderoso complemento alimentar pode ser ingerido líquido ou em cápsulas. No entanto, se você busca utilizá-lo para o preparo de refeições ou como tempero de saladas, dê preferência ao líquido. E o melhor de tudo: é possível prepará-lo em casa! Confira a receita indicada pela nutricionista Ariane Machado Pereira.
Reprodução
Modo de preparo:

Corte o coco ao meio com uma faca grande. Extraia a água, colocando-a em uma jarra à parte. Retire o conteúdo da casca do coco.

Coloque-o em um liquidificador e adicione água, em média 3 xícaras (chá) para cada 2 polpas de coco. Bata por 2 a 3 minutos ou até que o coco fique com uma consistência cremosa. Coe a mistura, gradativamente, com um pano limpo (tipo fralda) para separar o leite de coco da polpa.

Adicione o leite de coco em uma panela, leve ao fogo, em temperatura baixa, e mexa bem devagar. Quando começar a ferver, o óleo será mais visível sobre a superfície do leite.

Em seguida, despeje-o sobre um filtro de papel, em um recipiente de vidro com tampa, e armazene-o em temperatura ambiente, em local arejado, sem exposição solar.

*Consuma de duas a três colheres (sopa) por dia, antes das refeições. Mas cuidado com excessos, já que pode causar diarreia. O óleo tem duração aproximada de um mês

Nenhum comentário: