Quem sou eu

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Voce sabia? O amendoim é o rei.


Ele é o rei dos aperitivos. Consumido in natura, com ou sem sal, em receitas salgadas, doces com casca, em pasta, amassado ou triturado, o amendoim é - segundo estudo desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) - um alimento saudável e com grande quantidade de nutrientes, desde que consumido habitual e moderadamente. 

Mas o que nem todo mundo sabe é que o consumo de amendoim por praticantes de exercícios físicos tem um impacto positivo na qualidade nutricional da dieta, pois é associado à maior ingestão de proteína, gordura insaturada (ácidos graxos mono e poli-insaturados), fibras, vitamina A, vitamina E, cálcio, magnésio, zinco, ferro, compostos bioativos como os polifenois, além da redução no consumo de gordura saturada e colesterol. 

"O amendoim é comprovadamente um alimento rico, e para os praticantes de exercício isso significa mais energia e disposição, redução de risco de lesões e redução de fadiga muscular", afirma a nutricionista e assessora técnica da ABICAB. 

Quando consumido em quantidades entre 30 e 40 gramas por dia ao final da tarde, o amendoim auxilia na redução de peso corporal e gordura abdominal e proporciona maior saciedade do que o consumo de vários outros alimentos no período. 

"Isso torna esse alimento altamente recomendável e deve ser incluído em planos de reeducação alimentar, inclusive para a redução de peso, sendo ideal para atletas no 
desenvolvimento de suas atividades",

Nenhum comentário: