Quem sou eu

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

“A argila e a beleza”. Voce sabia dos benefícios da argila ?

Argila: ela contém ferro, magnésio, cálcio, sódio, potássio e outros. Ela é absorvente, absorve todo corpo estranho contido no ser humano, que chamamos de toxinas, como ácido úrico pôs catarro, tumores, excesso de calor, radioatividade e drogas em geral, inclusive os remédios, que são substâncias químicas sintéticas. Na radioterapia e na quimioterapia, a argila elimina os efeitos colaterais, trazendo vitalidade e bem-estar, chegando ao ponto de evitar queimaduras, enjôos ou queda de cabelos.
A argila é também adsorvente, porque doa para o corpo humano seus nutrientes, além da energia vital, fator indispensável para a cura. Ela tem grandes poderes radioativos e eletromagnéticos. Por causa disto, pode não só reconstituir células, como revitalizar o corpo. Daí o conselho de andar descalço sobre a terra (de preferência úmida e revolvida), o que fortifica o sistema nervoso, expulsa matérias mórbidas pelos pés, facilitando a penetração no corpo de correntes magnéticas e elétricas da terra e da atmosfera. Seria excelente se pudesse dormir em contato com a terra ou ficar enterrados, durante algum tempo, deixando apenas a cabeça do lado de fora.
Mais propriedades da argila:
* Bactericida – Microorganismos contidos nela, entrando em contato com bactérias, se multiplicam milhões de vezes, destruindo-as muito mais rápido do que a capacidade que as bactérias têm de agir, eliminando, assim, qualquer infecção.
* Refrescante – Retém calor muito rapidamente, absorvendo o que chamamos de FEBRE INTERNA, descongestionando os órgãos e eliminado dores e mal-estar em geral.
* Cicatrizante – Cicatriza não só feridas, como também queimaduras, muitas vezes eliminando completamente as cicatrizes.
* Calmante, desinfetante – Permite o equilíbrio total do corpo. Funciona na maioria das doenças.
Manipular a argila com as mãos ajuda a eliminar raivas e melhora a clareza de pensamentos, desenvolvendo a plena atenção. Ela é usada, ainda, na agricultura, para equilibrar o PH do solo, nas indústrias, alegorias etc.
Internamente, usam-se nos bochechos, para afta, gengivite e para beber, COM CUIDADO E ORIENTAÇÃO DE ESPECIALISTA, porque pode provocar prisão de ventre e outras conseqüências, se a pessoa estiver usando qualquer tipo de droga, inclusive remédios alopáticos.


MODO DE USAR:
Uso Interno:
Mistura-se uma colher (de sopa) de argila em um copo d’água, ou deixa-se decantar de um dia para o outro. Tomar de preferência em jejum, uma vez ao dia. Chegando ao estômago, ela atrai as toxinas de todo o corpo, e é eliminada pelos intestinos. Neste momento, são necessários enemas e algum chá ou fruta laxante. Também usa-se internamente para vermes como ameba e oxiúros, para desidratação, diarréias e enterites (inflamação da mucosa do intestino), em pílulas ou comprimidos. Para envenenamento, usar argila decantada com chás ou suco de limão. Ela regulariza o metabolismo e tonifica, reativando as funções dos órgãos preguiçosos.
Uso Externo: Elimina rugas e rejuvenesce, desencrosta os poros, dando uma aparência fresca e juvenil. (segue logo abaixo a receita da máscara para rejuvenescer a pele)  Tira olheiras, reumatismo crônico, artrite, câncer e gota; depura o sangue, elimina dores, estimula a circulação sangüínea e linfática e combate os radicais livres. Pode-se passá-la diretamente na pele, caso não haja feridas.
A maneira mais usada é em forma de cataplasmas: misturar a argila com água (com as mãos ou colher de pau), numa vasilha de barro, vidro ou madeira, deixando ficar com a consistência de massa de pão. Pegar uma fralda, abrir o barro do meio da fralda até a periferia (como se abre uma massa para pastel), deixando-o com um centímetro de altura, com uma margem de dois centímetros nas bordas da fralda; colocar a outra metade da fralda sobre a argila, dobrando a borda para não vazar. É como se a argila ficasse dentro de um saco fechado. Pôr, então, no abdômen, colocando, por cima, um jornal dobrado em quatro partes, e depois um tecido de flanela para abafar e enfaixar. Deve-se deixar bem justo, mas sem atrapalhar a respiração.
A argila deve ser colhida a um metro do solo ou dois palmos, se for barranco, para evitar impurezas (é esta terra que chamamos de virgem). Deve estar longe de lixos, agrotóxicos, hospitais, cemitérios ou local suspeito de contaminação. Também há grandes profundidades onde a terra está molhada, e corre-se o risco do lençol freático estar contaminado.
Após retirar a argila, deve-se expô-la ao sol, por, no mínimo, duas horas, não apenas para secagem, mas também para que os raios solares possam penetrar vitalizar e trazer os elementos radioativos, invisíveis e curativos. Não há preferência de cor, ela apenas deve ter liga, isto é, não ser arenosa. Cada pessoa que toca esta argila vai ter influência sobre ela. Se a pessoa carregar raivas, medos etc., a argila vai adsorver e absorver.
IMPORTANTE: Os pés devem estar sempre aquecidos. É bom Usar meias ou bolsas de água quente. Também todo o corpo deve estar protegido do frio.
CONTRA-INDICAÇÃO: Não colocar diretamente nas feridas (usar proteção, com folhas ou fraldas), e não usar se estiver tomando antibióticos. Nunca reaproveitar a argila. Se houver doença contagiosa, enterrar profundamente e distante de moradias.
ARMAZENAGEM: Armazenar em vasilhas de madeira, vidro, pedra ou barro, nunca alumínio, plástico ou inox. Estes cuidados também devem ser observados no preparo. Por isso é recomendado o uso de colher de pau. Armazenada, a argila dura tempo indeterminado, desde que seja exposta ao sol uma vez por mês.
Máscaras de beleza:
As argilas têm grande aplicação em máscaras de beleza dado o conjunto de todas as suas propriedades, entre as quais, antiinflamatórias e cicatriz antes, anti-séptica e remineralizantes, purificantes e tonificantes, suavizantes e nutritivas, absorventes e regeneradoras, reequilibrantes e oxigenantes, descongestionantes e revitalizantes. As máscaras faciais de argila revitalizam e purificam a pele, através da micro-exfoliação, do estímulo da circulação sanguínea local e da eliminação de toxinas existentes nas estruturas da pele. A máscara de argila verde é purificante, remineralizante e anti-séptica e é o cuidado ideal para as peles mistas, oleosas e acneicas porque absorve o excesso de sebo e limpa em profundidade. A argila branca reequilibra as secreções seborréias. A argila rosa confere luminosidade à tez e uma sensação relaxante. Em qualquer dos casos, aplicar uma pasta de argila em camada espessa sobre a face evitando o contorno dos olhos e dos lábios e deixar repousar sem deixar secar, se acontecer de secar é só umidecer as mãos com água e passar na pele e aguardar o tempo. Enxaguar com água morna e aplicar no fim um creme hidratante.


A aplicação da argila é simples.
OBS:  procure mais informação sobre a argila.
O uso da argila no preparo de máscara facial é muito bom para rejuvenescer.
Faça a máscara com:
2 colheres de mel
2 de iogurte natural
3 colheres de argila 
Misture bem e aplique sobre a pele limpa do rosto e pescoço uma camada generosa e deixe por meia hora fazendo massagem, voce vai sentir a pele formigar, não se assuste pois a máscara está fazendo a ativação sanguínea, depois lave com água fria e hidrate com creme de sua preferência. Faça uma vez por semana! (Não aplique nas áreas dos olhos e nem  nos lábios)
Eu usei, adorei o resultado, faço uma vez por semana. 
Para os cabelos oleosos: Misture  5 colheres de argila em 5 colheres de creme de cabelos mexa bem até obter um creme homogêneo, aplique nos cabelos lavado e quase seco( absorva toda a água dos cabelos em uma toalha antes de passar o creme) deixe com o creme por uma hora, enxágüe sem usar shampoo. Faça uma vez por semana! Não use se seus cabelos for secos.

Propriedades da argila:
A composição mineralógica da argila propicia o desenvolvimento de reações químicas com a água e com os sais nela dissolvidos. A sua estrutura molecular e a estrutura em camadas conferem-lhe propriedades de absorção, adsorção e libertação dos seus próprios constituintes.
A argila é capaz de absorver água e exsudados do meio onde se encontra, exercendo por isso efeitos benéficos sobre os edemas e as inflamações. A adsorção, por seu lado, é um fenômeno físico-químico pelo qual a
 argila retém impurezas e toxinas, substituindo-as por minerais.
Esta propriedade é a mais utilizada para uso interno. Além disso, a argila liberta os seus constituintes ativo para os líquidos envolventes.
Por exemplo, o silicato de alumínio pode depositar-se obre a mucosa digestiva tendo um efeito protetor. Quanto mais a argila tiver sido exposta ao Sol, ao ar e à água da chuva, mais afetiva se torna porque abs0rve e armazena uma notável parte da energia dos outros elementos, sobretudo do Sol. No que concerne às suas propriedades terapêuticas, destacamos o grande poder de absorção que permite reter bactérias, toxinas e impurezas; a capacidade cicatrizante e anti-séptica graças ao silicato de alumínio que contém e ainda a capacidade estimulante e regeneradora dos tecidos.

Tipos de argila:
As diferenças entre os tipos de argila dependem da sua composição em minerais, o que lhes confere diferentes cores, propriedades e aplicações.

Argila verde:
É composta por montmoríllonite e ilite e deve a sua coloração à presença de óxido de ferro associado a outros oligoelementos (magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdénio). Pode ser tomada oralmente ou usada topicamente para um grande número de problemas. A ilite é um desintoxicante poderoso com uma enorme capacidade de absorção. Extrai as impurezas do organismo enquanto os minerais da argila são absorvidos seletivamente por este em função das suas necessidades para restabelecer a saúde.

A argila verde é absorvente, antiedematosa, desintoxicaste, remineralizante, revitalizaste, regeneradora, anti-séptica, bactericida, cicatrizante e esfoliante. Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. Permite o aporte à pele e ao organismo de minerais e oligoelementos. É recomendada para peles normais e oleosas por ser muito eficaz a absorver o excesso de sebo. Pode igualmente ser utilizada em máscara capilar para regular a produção de sebo em cabelos com tendência oleosa. Possui propriedades analgésicas
e antiinflamatórias úteis no alívio de dores articulares e musculares, descongestionando as zonas afetadas. É benéfica na flatulência e outros problemas abdominais. Melhora ainda a circulação sanguínea periférica.

Argila branca:
É composta por caulinite, rica em silício e alumínio e é a mais suave de todas as argilas. O silício é um componente dos aminoácidos das proteínas da pele e dos cabelos. A elevada percentagem de alumínio presente na sua composição justifica as suas propriedades cicatrizantes. Utiliza-se em máscaras de beleza e em cataplasmas pelos seus benefícios sobre a pele e sobre o organismo. Graças ao seu pH neutro, é particularmente bem adaptada ao cuidado da pele seca e delicada. Como não é alergizante, é adequada à pele sensível dos bebês e pode ser usada como talco. Tem propriedades anti-sépticas, muito úteis para as peles irritadas. Pode ser ainda aplicada como máscara capilar para cabelos fragilizados. É absorvente, descongestionante, regenera dor a e suavizante. Elimina as toxinas e as impurezas, revitalizando e promovendo a renovação celular.

Argila amarela:
Rica em silício, alumínio e oligoelementos como o ferro e o potássio, é estimulante e tonificante. Reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele, sendo adequada para peles secas e frágeis. Ativa a circulação e combate o envelhecimento cutâneo.


Argila rosa:
Rica em ferro e outros oligoelementos é recomendada para peles muito sensíveis e reativas sendo principalmente usada em máscaras de beleza facial, corporal e capilar. É absorvente, estimulante, anti-séptica e favorece a circulação. Revitaliza a pele, devolvendo-lhe uma luminosidade natural. Auxilia ainda na drenagem de gordura localizada, reduzindo a celulite e a flacidez.

Benefícios e formas de aplicação da argila
Os tratamentos naturais pela argila são muito úteis nas afecções prolongadas ou recorrentes, porque constituem uma alternativa a tratamentos químicos e favorecem um processo de desintoxicação. É aconselhável que sejam acompanhados por uma melhoria dos hábitos alimentares e de higiene e por um aumento de ingestão de água.

Benefícios da argila a nível interno
A argila tem propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias e quando ingerida é muito útil no tratamento de patologias inflamatórias do tubo digestivo como a gastrite, a colite e outras inflamações da mucosa intestinal. Assim que é ingerida, a argila reveste a mucosa gastrointestinal, protegendo-a como um penso gástrico. Absorve os gases presentes no tubo digestivo e está ainda indicada nas diarréias agudas e crônicas porque absorve toxinas bacterianas no lúmen intestinal. O uso de argila está contra-indicado em casos de obstipação, hérnia, náuseas ou alimentação com muitas gorduras. Não se deve utilizar argila em conjunto com medicamentos alopáticos ou homeopáticos, pois a argila absorveria os princípios ativos dos mesmos, anulando o seu efeito. O tratamento com argila não deve ultrapassar as três semanas.

O uso interno da argila pode ser feito de três formas:
• Colocar uma colher de café de argila, de granulométrica fina, num copo de água pura (da nascente). Mexer e tomar lentamente, em pequenos goles. É especialmente indicado para problemas agudos.
• Beber água de argila. Dissolver uma colher de café de argila num copo de água e deixar assentar durante algumas horas. Beber depois o conteúdo do copo até chegar ao pó depositado no fundo. Tomar em jejum ou com um intervalo de duas horas das refeições.

Banhos:
O banho de argila melhora as perturbações devidas a má circulação periférica e permite o relaxamento em caso de insônia ou durante períodos de fadiga muscular. Juntar à água do banho uma a duas colheres de café de argila, previamente dissolvidas num copo de água.






Procedimento de aplicação de Máscara Corporal de ARGILA:
Misturar ARGILA VERDE E BRANCA em *partes iguais;
Adicionar água potável à temperatura ambiente até formar uma pasta homogênea;
Lavar previamente o local com Sabonete de Argila de sua preferência;
Aplicar a pasta de ARGILA em todo o corpo;( pode ser usado no rosto e pescoço também)
Deixar secar e remover com água potável e,
Finalizar o tratamento aplicando Óleo de Semente de Uva
* Conforme descrito no texto acima, poderá ser usado mais ARGILA VERDE ou BRANCA na mistura de acordo com o efeito desejado. Caso se queira utilizar ARGILA ROSA basta colocá-la no lugar da ARGILA VERDE e BRANCA. Deixe por meia hora fazendo massagem, depois lave com água fria e hidrate com creme de sua preferência. Faça uma vez por semana!


Alguns cuidados:
Prepare a argila num recipiente de barro ou madeira, evitando o uso de objetos de metal, para não alterar a sua estrutura física.
Nunca se deve aplicar a mesma porção de argila mais do que uma vez.
Não se devem interromper bruscamente os tratamentos iniciados.
É normal, no início dos tratamentos, parecerem ocorrer um agravamento dos sintomas. Tal deve-se à libertação das toxinas do organismo.


Sabe aonde encontrar a argila?
Nas farmácias de manipulação da sua cidade.

Nenhum comentário: