Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Veja dicas para garantir uma boa noite de sono

Especialistas ensinam qual a melhor postura e o ambiente mais adequado para dormir
Reprodução
Uma boa noite de sono começa com uma rotina com horários regulares, silêncio e temperatura agradável
Uma boa noite de sono é tão importante como alimentar-se bem e praticar exercícios físicos para uma vida saudável. De acordo com o neurologista Paulo Rogério Mudrovitsch de Bittencourt, do Hospital Nossa Senhora das Graças, para uma boa noite de sono é necessário ter uma rotina com horários regulares, silêncio, um ambiente escuro, temperatura em torno de 22º C, ventilação, cama limpa e usada somente para dormir e não para trabalhar, estudar ou ver televisão.

Já o ortopedista Eduardo Murilo Novak, também do Hospital Nossa Senhora das Graças orienta observar a postura. Ele explica que é importante manter a coluna alinhada e as saliências ósseas (ombros, braços e joelhos) com pouca pressão. "Dormir com a barriga para cima é uma posição confortável, enquanto que a de bruços acaba 'forçando' a coluna para baixo, e por isso não é uma posição indicada. Dormir de lado, com joelhos flexionados e pescoço alinhado também é uma boa posição", aconselha.

O travesseiro e o colchão são peças fundamentais para a qualidade do sono. Segundo Novak, um travesseiro muito baixo ou muito alto faz com que a coluna cervical fique fora de seu eixo. Isso afeta os ligamentos, os músculos, as articulações e os nervos do pescoço, podendo produzir dor na região, que inclui ombros e braços. "A coluna, se olhada de frente, é retilínea ou curvilínea em pacientes que têm escoliose, por isso, devemos sempre manter esse alinhamento, seja em pé, seja deitado", explica o ortopedista.

Já o colchão, independentemente de ter ou não problemas na coluna, o ideal é aquele que mantém a coluna reta e com pouca compressão nas saliências ósseas. Usar um colchão muito macio faz com que a coluna permaneça numa posição "torta", comprimindo as estruturas que a cercam. Um colchão muito duro comprime as saliências ósseas, como ombro, quadris e joelhos.

Colchão adequado

De acordo com o ortopedista, a escolha do colchão deve ser baseada principalmente no peso corporal da pessoa, mas também a altura tem que ser considerada. Deve-se, para tanto, consultar a tabela de densidade de colchões.

Como o colchão tem vida útil, o especialista orienta a virar os colchões de espuma semanalmente, para irem deformando a espuma de modo homogêneo. "Imagine o marido pesando 100 kg, e a esposa 50 kg. O marido sempre dormindo do lado direito. Em pouco tempo, haverá duas marcas no colchão, com um desnível entre elas", ressalta. "O colchão deve ser virado nos dois sentidos: a face que está para cima hoje, deverá estar para baixo na semana que vem. Na semana seguinte, roda-se o colchão na cama, de modo que a parte que servia para apoiar as cabeças sirva para apoiar os pés", esclarece.

Hoje, existem matérias primas especiais, como o látex que fazem o efeito confortável para os casais com pesos diferentes. "A montagem correta de um colchão e matérias primas adequadas proporcionam a superfície ideal para a necessidade de cada pessoa", comenta Sidney Gonçalves, diretor da Maxflex.

Na opinião de Sidney, o colchão é essencial para o bom funcionamento de todo o organismo. "É preciso ter o conforto no colchão para o alívio de pressão no corpo, melhor circulação sanguínea, relaxamento dos músculos e suporte para o correto alinhamento da coluna", ensina.

Nenhum comentário: