Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Veja dicas para deixar seus sapatos sempre bonitos

Cuidados básicos garantem beleza e durabilidade aos calçados; saiba como mantê-los com aparência renovada
Reprodução
Manter os sapatos limpos e em local arejado prolonga a vida útil do calçado
Após alguns meses de uso, todo sapato precisa de uma "maquiagem" para conservar seu aspecto original. Com cuidados apropriados é possível mantê-los sempre bonitos e com aparência renovada. Confira a seguir algumas dicas da Sapataria São Vicente, em São Paulo.

Calçados de couro, verniz ou sintético

Quando empoeirados ou com manchas limpe com pano úmido ou levemente com uma escova. Em ambos os casos, aplique uma pomada (graxa de sapato), dando polimento com movimentos rápidos com pano ou escova macia.

Calçados em camurça

Para calçados pouco sujos remova as manchas com escovas especiais de cerdas duras. Para os manchados de óleo e graxa use um produto de limpeza à base de solventes, com moderação. O uso de lixas, borracha crepe ou pedras-pomes também pode ser eficaz mas, é preciso cuidar para não criar espaços na camurça. Para uniformizar a cor, já existem produtos líquidos no mercado.

Secagem

Deve ser feita naturalmente na sombra e em ambiente arejado. Para ajudar na retirada do excesso de água, pode-se estofar os calçados com papel jornal ou papel absorvente.

Nunca coloque o calçado em estufa, no sol, perto do fogo ou atrás da geladeira para acelerar o processo, pois uma secagem violenta pode provocar o endurecimento do couro; quebrar a flexão ou distorcer o formato. Além disso, as solas podem descolar, fundir, amolecer, encolher ou se deformar.

Efeitos do suor

O suor provoca o endurecimento do couro, tornando-o quebradiço e encurtando sua vida útil, podendo provocar ainda odores desagradáveis e favorecer o desenvolvimento de fungos. Veja como minimizar os efeitos do suor e da umidade:

Prefira calçados adequados à temperatura da estação;

Alterne os dias de uso dos sapatos (de modo que cada par tenha um tempo para a evaporação e a eliminação do suor absorvido);

Mantenha os calçados em local ventilado;

Use de palmilhas descartáveis ou meias absorventes.

Cuidados especiais devem ser tomados tanto no uso como no descanso de calçados de verniz e sintéticos, pois seus acabamentos são impermeáveis, fazendo com que o suor e a umidade permaneçam dentro do calçado durante todo o tempo de uso. Além disso, suas superfícies lisas não devem ficar encostadas a nada sob o risco de colar ou manchar.

Quando o assunto é sapato, é importante lembrar que o pé não é um órgão estável. Pela manhã, quando descansado, se encontra no seu tamanho normal ,as durante o dia, pelo caminhar, pelo calor e outros fatores, tende a inchar, por isso escolha sapatos confortáveis. 

Nenhum comentário: