Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Veja como manter os pés hidratados mesmo no inverno


Reprodução
Com o inverno se aproximando, a pele exige mais cuidados e atenção. Porém, quando pensamos em hidratação sempre associamos ao corpo em geral. E os pés são as partes do corpo que mais ressecam nesta estação. Pensando nisso, listamos alguns cuidados para você chegar à primavera com pés lindos, saudáveis e bem tratados.

O primeiro fator importante é que saúde exige rotina, portanto, todos os cuidados (mesmo os mais simples) precisam ser realizados periodicamente, pois é o trabalho contínuo que trará resultados cada vez melhores.

Com a chegada do frio, as mulheres tendem a usar sapatos mais fechados e não fazem as unhas dos pés com tanta frequência, o que não é recomendável, já a limpeza tem que ser feita pelo menos a cada 15 dias. Por mais que não seja necessária a esmaltação das unhas, não se pode abrir mão de cortá-las, lixá-las e empurrar as cutículas.

Confira as dicas de Paulo Henrique Lucaso, farmacêutico e consultor em dermocosméticos, do Grupo LQF, para preservar a saúde dos pés até mesmo no inverno.
1) Tudo começa com um boa limpeza diária: opte por utilizar uma bucha vegetal e um sabonete bactericida para lavar os pés. Essa ação conjunta auxiliará na remoção de células mortas e regeneração tecidual, além de proteger os pés de ataques de fungos que levarão ao surgimento de micoses como frieiras, que são muito comuns no inverno em virtude do uso constante de calçados fechados. Não se esqueça de enxugar muito bem os pés após o banho e secar muito bem entre os dedos. 

2) Para uma limpeza semanal o especilaista recomenda que seja feita uma boa esfoliação. escolha um esfoliante que possua partículas de origem vegetal, que não agridem a pele e fazem uma esfoliação profunda, desobstruindo poros e deixando a pele receptiva à hidratação.

3) Por fim efetue um bom processo de hidratação. Para tratamento diário deve-se passar um hidratante específico para esta área após o banho, isso fará com que os pés fiquem mais úmidos. À noite vale passar uma camada de hidratante para os pés e calçar uma meia de algodão que vai ajudar a manter os pés hidratados.

4) No diaa a dia, evite o uso de sapatos apertados e botas de saltos altos e bicos muito finos diariamente ou por muitas horas seguidas, pois eles comprimem muito os dedos e dificultam a circulação periférica. Além de maltratar seus pés e unhas, este tipo de calçado pode prejudicar a estrutura óssea e articulações.

5) Para atenuar o inchaço provocado nos pés após um dia de trabalho, retire os sapatos e faça uma massagem para ativar a circulação.

6) Para os pés mais ressecados e com rachaduras, o ideal é usar cremes hidratantes mais concentrados e nunca lixá-los com lixa grossa. Esse procedimento pode até dar a sensação de melhora, porém, quanto mais se lixa, mais a pele fica grossa e seca. 

Nenhum comentário: