Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Truques ajudam você parecer 10 anos mais jovem

O corte de cabelo e a maquiagem que você usa podem melhorar ou detonar sua aparência. Veja dicas para não errar
Reprodução
O principal objetivo dos cuidados com a beleza é prolongar a juventude de forma natural de modo que a aparência saudável seja visível a todos e satisfaça a própria pessoa. Para o cabeleireiro e pesquisador da beleza Marcos Vianna, do Studio Marcos Vianna, em São Paulo, não existe beleza exterior sem alma e mente tranquilas. Para auxiliar no equilíbrio entre o interno e o externo, o hairstylist dá dicas que ajudam a renovar a aparência em até uma década.

1. Cabelos mais claros ou com luzes para quem quer rejuvenescer

Luzes e pontos mais iluminados ao redor do rosto trazem leveza à expressão, daí o porquê de tantas mulheres mais maduras preferirem os tons loiros, explica Marcos. "Um cabelo muito escuro torna-se uma moldura rígida em torno do rosto e só é indicada para quem tem tom de pele mais escura, capaz de equilibrar o contraste e, ainda assim, com um corte capaz de dar textura e leveza ao cabelo sem trazer o peso do tempo para a fisionomia", explica Marcos.

2. Cabelos mais longos do que curtos

Um cabelo curto pode facilmente envelhecer uma pessoa, principalmente quando o corte é geométrico, sem falar que cabelos mais longos têm a mística da feminilidade, elemento antropológico que influencia nossa cultura contemporânea. "Cabelos mais longos também tem a versatilidade de penteados a seu favor. O cabelo muito curto, que muita mulher escolhe por ser prático, facilmente evidencia as linhas de expressão e até deixa a mulher mais gorda por efeito ótico", diz o hairstylist.

3. Cabelos lisos ou com pouco volume requerem um corte adequado ao tipo de fio

Com a idade os cabelos ficam menos encorpados e, no caso de quem tem fios lisos e finos, pode parecer o couro cabeludo, conforme o penteado. Para corrigir isso, Marcos Vianna sugere que o corte seja feito para criar mais volume e textura junto ao couro cabeludo, e mais uma vez os tons loiros aparecem como indicação, pois melhor disfarçam eventuais falhas de cabelos nos couro cabeludo.

4. Cabelos encorpados e cacheados pedem disciplina

Tirando os rostos extremamente finos, que contrastam com o volume do cabelo e ganham um equilíbrio moderno, os outros biótipos são beneficiados quando os fios encorpados e cacheados ganham leveza, seja por meio de corte adequado ou um procedimento de salão capaz de domar os cachos e até eliminá-los, com total segurança. "Atualmente a indústria tem desenvolvido produtos capazes de alisar os fios ou tirar o excesso de volume mantendo cachos abertos por um longo tempo e ainda tratando a estrutura capilar; o cabelo controlado e bonito, sem encher demais e pesar na fisionomia é um investimento seguro capaz de um rejuvenescimento digno de uma plástica", admite Marcos.

5. Cabelos presos em coque ou rabo sempre na altura média ou alta, nunca baixa

Coques e rabos de cavalo, opções práticas para quem tem uma rotina agitada, podem acrescentar idade a quem os usa se não forem feitos de maneira adequada. Um coque ou rabo baixo, junto à nuca, deixa a expressão cansada. Um rabo de cavalo alto é capaz de elevar a expressão – mas sem tracionar demais os fios, tomando cuidado para não arrebentar o cabelo por estar puxado demais – e um coque médio, no que seria a linha paralela com o nariz, deixa a expressão elegante, mas não severa e pesada, explica Marcos.

6. Maquiagem com mais frequência que na juventude, porém com menos contrastes

Maquiagem em excesso envelhece facilmente uma adolescente, mas a maquiagem discreta e leve rejuvenesce as mulheres maduras e as deixa com ar saudável e cuidado. A dica é usar uma base com filtro solar exatamente no tom do rosto, um blush rosado suave, lápis ou delineador capazes de formar as linhas dos cílios (que com a idade ficam mais finos e mesmo grisalhos) e sobrancelhas (para estas, o melhor é usar sombra marrom ou preta para retocar os espaços e mesmo desenhar o contorno delas), sombras de tons claros (evitar brilhos no dia a dia e todo o cuidado na maquiagem noturna, já que o brilho pode se acumular nas linhas das pálpebras), muito rímel e vale pensar em técnicas de tintura de cílios, alongamento ou mesmo cílios postiços em eventos especiais. Um olhar com cílios longos denota juventude e feminilidade.

Nenhum comentário: