Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sono em dia garante mais saúde e faz seu dia render

Com o fim das férias e a largada para a reta final do ano é muito comum desestabilizarmos nossa rotina e responsabilidades. Com o relógio correndo em velocidade absurda, sempre à margem de uma estafa, precisamos dar atenção a diversos fatores decisivos para manter a saúde em dia. Em uma lista indispensável, sono e alimentação ocupam os primeiros lugares. Mas como é possível alinhar o ritmo e vencer a maratona da vida moderna?

Muita gente sente no corpo e no sono os prejuízos de não manter uma rotina saudável durante as férias e ao longo do ano, com atividades estressantes. O neurologista Marcelo Mariano da Silva explica que dormir é parte da vida de todos e que essa escolha não pode ser ignorada, pois dormir bem é fundamental para manter uma vida saudável. "Todas as vezes que temos modificações no ciclo do sono, como acontece durante as férias escolares, mudança de horários, viagem com grandes diferenças de fuso horário, a rotina do sono é restabelecida com medidas simples de higiene do sono", ensina.

A chamada higiene do sono são hábitos que visam garantir uma quantidade e qualidade de sono que permita, entre outros, a recuperação completa do corpo para uma nova jornada. "Oriento sempre que a pessoa procure manter os horários constantes para ir dormir e acordar, sem grandes variações. Além disso, o ambiente deve servir para dormir, somente, não para ler e assistir TV", avalia.

Outra indicação do neurologista é procurar relaxar física e mentalmente de 60 a 90 minutos antes de se deitar, evitar cochilos durante o dia e deitar somente quando estiver sentindo sono. "É preciso reservar 20 a 30 minutos à noite, quatro horas antes de dormir, para ‘resolver’ problemas. Outro ponto importante é fazer exercícios físicos de 4 a 6 horas antes de se deitar e evitar álcool, no mínimo, seis horas antes de dormir e, por último, se não conseguir dormir, sair do quarto ao invés de ficar desesperadamente tentando pegar no sono", orienta.

Boa alimentação

A alimentação também é fundamental para manter a rotina de sono. Marcelo diz que é preciso evitar café, chocolate, chá, refrigerante a base de cola e medicamentos com cafeína, no mínimo, seis horas antes de dormir. "Ao invés de refeições pesadas, procure ingerir um lanche com leite e/ou derivados e carboidratos antes de dormir".


Reprodução


Cada um é cada um

O neurologista também diz que existem diferenças na quantidade de sono para adultos e crianças, que precisam de uma quantidade maior de sono. Exemplo disso é o que acontece com os recém-nascidos, que dormem, aproximadamente, 18 horas por dia. "Essa necessidade maior de sono se deve pela maturação cerebral, ao contrário do que se pensa, no período do sono o cérebro encontra-se em intensa atividade neural", diz.

"Nos adultos a quantidade se reduz para, em média, de 7 a 8 horas de sono por dia. Vale lembrar ainda que existem três grupos de pessoas: os matutinos, os vespertinos e aqueles que não sofrem impacto sobre o período de maior necessidade de sono", ensina. Segundo ele, algumas pessoas, como os vespertinos, apresentam a necessidade de um sono que se prolongue um pouco mais pela manhã, pois possuem um ciclo sono-vigília em que o maior horário de rendimento nas funções do dia a dia ocorrem no final da tarde e começo da noite. "São pessoas que até as 10h da manhã possuem a sensação de cansaço, lentidão de memória, etc."

Sempre sem sono...

Para quem sofre com a insônia, Marcelo diz que, inicialmente, é preciso procurar um médico especialista. "Nesses casos são verificados alguns hábitos da rotina diária que podem estar prejudicando o sono e modificá-los. Além disso, nunca devem ser usados medicamentos sem orientação médica. Em alguns casos, com um pedido médico, a pessoa realiza um exame chamado polissonografia, que estuda o sono desse paciente", explica.

... Sempre com sono!

Outro ponto de atenção é com a sonolência excessiva. "Ela pode ser fisiológica, onde algumas pessoas acabam tendo uma necessidade maior de sono durante a noite e, por não saberem ou por não conseguirem dormir, devido aos afazeres diários, acabam durante o dia tendo essa condição", diz.

Causa e consequencia

Em alguns casos, conforme explica o neurologista, o uso de medicamentos e alguns distúrbios hormonais podem levar a esse quadro. "A grande diferença da famosa preguiça de levantar, para a sonolência excessiva, está no comprometimento funcional que esta última causa. A preguiça não causa lentidão mental, não reduz a concentração, não prejudica a memória, não interfere no humor, mas apenas causa uma sensação momentânea de cansaço físico", destaca.

Ou seja, uma boa noite de sono é fundamental para uma vida mais saudável, pois com isso recuperamos o desgaste físico, consolidamos a memória e conteúdo aprendido e preparamos o corpo para um novo dia, com a produção de diversos hormônios. "O sono funciona como um processo restaurativo para o bom funcionamento do sistema imunológico e restaura algumas funções da pele, melhorando a beleza, inclusive", completa o neurologista.

Nenhum comentário: