Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sete dicas para deixar as unhas bonitas e bem tratadas

Profissionais falam sobre os cuidados essenciais com as unhas no verão e das tendências em esmaltes
Reprodução
À exemplo do ano passado, o vermelho intenso estará novamente em alta, nas mais diversas tonalidades
A moda muda a cada temporada. E como moda e beleza andam de mãos dadas, os cuidados com as mãos, unhas e as cores que as deixarão em evidência seguem as tendências do momento.

"Mulher é sempre antenada com os detalhes que há de mais fashion para realçar sua beleza e um dos pontos primordiais para elas são as mãos, que exigem uma boa hidratação, massagem relaxante e uma esmaltação impecável", revela a manicure Alayde Ribeiro, do salão Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ).

E com a chegada da estação mais quente do ano, quando as cores vibrantes e estampas florais ganham as ruas, a equipe de profissionais do salão Pedro Paulo, composta por oito experts, fala sobre os cuidados essenciais com as unhas e das tendências em esmaltes. Confira:

Como deve ser o cuidado com as unhas e as cutículas?

Quem frequenta o salão, deve ficar atenta se as profissionais do local esterilizam bem o material de trabalho, como alicates, espátulas e outros acessórios, na autoclave ou no esterilizador, se usam kit descartável, de acordo com as recomendações da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A cliente, se preferir, pode levar seu material de uso pessoal.

Já as cutículas devem ser retiradas o mais inteiro possível, pois quando a manicure "picota", ela deixa pelezinhas levantadas, comprometendo o aspecto estético do trabalho. Com relação às unhas, o ideal é que elas sejam lixadas sempre retas, sem cortar os cantos, para não encravarem.

A cutícula deve ser retirada toda semana ou pode ser a cada quinze dias, para melhor proteção da unha?

As brasileiras consideram que a unha fica muito mais bonita com a cutícula retirada, apesar de existirem mulheres que preferem não tirar, para que a pele da cutícula não engrosse. Mas, é importante alertar que a proteção natural da cutícula evita contaminações. Os dermatologistas são contra a retirada de cutícula, mas é um hábito muito antigo entre as brasileiras. Uma dica para não retirar a cutícula, além do necessário para a limpeza e embelezamento, é o de mantê-la sempre hidratada, para evitar o ressecamento que leva ao engrossamento das mesmas e também ao levantamento das "pelezinhas" indesejáveis, que incomodam muito e podem deixar a região dolorida, quando puxadas.

Como deve ser feita a hidratação da unha e da cutícula?

Para hidratação é indicado o uso do óleo de cravo e a pomada Hipoglós, que contém vitaminas do tipo A e E, que agem na unha dando bons resultados de hidratação.

Como manter a durabilidade do esmalte?

Para que a pintura tenha maior durabilidade, é importante que a unha fique bem cuticulada, sem agredir a região: não forçar o alicate na pele ou mesmo a espátula, que empurra a cutícula. Uma ação mais forte também pode induzir ao levantamento de pequenas peles e deixar as unhas quebradiças.

Hidratar as mãos e as unhas com produtos específicos, escolher um esmalte de boa qualidade e finalizar com uma camada de extra brilho, que promoverá um brilho intenso realçando a cor escolhida, são cuidados que oferecem maior durabilidade ao esmalte.

Quais as dicas para manter as unhas fortes e bonitas mesmo com o sol, praia e o cloro da piscina?

Uma dica legal é, sempre que possível, retirar o esmalte um dia antes de ir à manicure, porque assim a unha respira um pouco. A troca de esmalte constante faz com que a unha resseque e desidrate. Por isso, o ideal é hidratar diariamente as mãos e as cutículas com cosméticos que contenham substâncias umectantes em sua formulação.

Para realçar a beleza das mãos, quais a cores de esmaltes que farão sucesso neste verão? E quais as tonalidades para quem é mais discreta?

Este verão promete ser bem democrático, com unhas de várias tonalidades, dos tons pastel aos berrantes e escuros. À exemplo do ano passado, o vermelho intenso estará novamente em alta, nas mais diversas tonalidades, passando do vermelho sangue ao mais rosado.

Para as mais descoladas, as nail arts serão a grande sensação do verão, com cores pratas e douradas e detalhes como strass e pedrinhas coladas.

Já para as mais clássicas e discretas, o nude será presença garantida neste verão, e vai combinar com unhas curtas e quadradas.

Uma grande tendência para as mais ousadas é a unha meia lua, uma francesinha ao contrário. A novidade fica bem com tons berrantes, como vermelho e azul Royal. 

Nenhum comentário: