Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Saiba como organizar sua nova cozinha


Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Você se sente perdida no meio de tantos presentes de casamento e parece impossível arrumar tudo na sua nova cozinha… Mas não se desespere. Embora pareça quase impossível acomodar tudo nos armários disponíveis, com uma boa dose de organização e praticidade é possivel guardar tudo. Para ajudá-la nesta tarefa a personal organizer Irene Cristina Loureiro, da OZ! Sistemas de Organização, explica como separar cada utensílio doméstico da melhor forma para otimizar a vida do casal.

Separação por frequência de uso

  Separe as louças, utensílios da cozinha, toalhas de mesa, copa, guardanapos e jogos americanos que são usados em ocasiões especiais como Natal e festas, daqueles que são de uso frequente;

  Nos locais de melhor acesso você deve tudo que vai usar com frequência, especialmente louças;



Evite pilhas altas com pratos, evite empilhar copos e xícaras (empilhe apenas os pires e, em último caso, coloque uma xícara sobre a outra, não mais que isso);

Para ganhar espaço com travessas que costumam quebrar nas laterais por serem empilhadas uma dentro da outra, a menor travessa deve ser virada para baixo, a maior travessa também virada para baixo fica por cima da menor. Com uma base mais firme, ainda dá para colocar a terceira travessa, desta vez virada para cima e uma bem leve e menor dentro dela, ou seja, com o espaço de uma travessa de tamanho médio a grande, você pode organizar quatro de tamanhos diferentes.

Plásticos

Alguns potes plásticos quando tampados ficam com cheiro, coloque os maiores dentro dos menores sem as tampas para não ficarem presos e coloque as tampas empilhadas em um porta-tampas ao lado;

Evite o formato redondo e opte por modelos quadrados, que permitem melhor aproveitamento do espaço.

Panelas

Os gavetões são uma tendência nos atuais projetos de cozinha, porém, usando o raciocínio da frequencia de uso, acomode as grandes panelas de ferro ou woks, os rechauds, aparelhos de fondue, panelas de pressão, pipoqueiras (que tomam muito espaço), em prateleiras mais altas ou em outro espaço próximo à cozinha. Nos gavetões devem ficar as panelas de uso frequente. Vale empilhar as menores em cima das maiores com a tampa virada para baixo. Siga a mesma regra para as frigideiras e formas.

Utensílios de gaveta

Evite sobrecarregar as gavetas da cozinha com os acessórios dos eletrodomésticos, coloque-os em saquinhos com fecho ziplock ou de TNT junto aos aparelhos ou dentro de uma caixa transparente devidamente identificada;




Se o espaço das gavetas não é suficiente para todos os utensílos use organizadores de parede ou de portas;




  Não jogue tudo na gaveta sem separar os utensílios por função e tamanho, procure comprar divisórias ou usar bandejas e cestas para fazer esta categorização. Separe conchas, espátulas e pegadores de salada, abridores de lata, descascador de legumes, espremedor de alho, etc.

Dica para todos os utensílios

A frequencia de uso define o nível de acesso, mas procure também categorizar os nichos da cozinha pelo tipo de material do utensílio. Por exemplo, separe vidro, inox, porcelana, prata, plástico, madeira, não deixe tudo misturado. Quando você quiser a petisqueira de madeira saberá em que porta estão todos utensílios de madeira, o que facilita encontrar e guardar.




Eletrodomésticos

Aproveite o design bonito dos atuais eletrodomésticos e deixe os de uso diário na própria bancada da cozinha. Um dos desafios é a altura de alguns modelos como as batedeiras, liquidificadores, centrífugas e máquinas de pão. As prateleiras aramadas são uma boa opção para organizá-los, já que é possível ajustar a altura com mais facilidade.

Com essas dicas, agora é só abrir os presentes e dar vida aos armários de sua cozinha com cheirinho de casa nova. 

Nenhum comentário: