Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Saiba como evitar o cheiro de mofo nas roupas de inverno

Reprodução
É importante lavar as peças antes de guardar e evitar envolvê-las em sacos plásticos. Além disso, é bom arejá-las uma vez por mês
Quando chega o outono e as temperaturas começam a baixar, é hora de tirar do armário as roupas de frio: blusas de malha e lã, casacos, jaquetas, cachecóis, luvas, gorros, cobertores e edredons. Levou um susto com a poeira, as manchas e o cheiro de mofo? Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia dá dicas de como evitar esses transtornos.

Lavar antes de usar ou guardar

Ao abrir o armário, mesmo que as roupas não tenham manchas ou mau cheiro, é recomendável que todas as peças sejam lavadas antes do uso, já que o mofo provém de microorganismos. "Na verdade, deve-se fazer esse procedimento com cada peça antes de guardar por longo tempo", observa Monteiro.

Abaixo o saco plástico!

A dica principal é guardar as peças com alguma proteção, como sacos ou capas de TNT. "Nunca coloque em sacos plásticos, que provocam umidade e, consequentemente, o mofo", adverte. Além disso, é recomendável deixá-las arejando em local ventilado uma vez por mês, longe do sol, para evitar que as fibras dos tecidos se queimem ou fiquem amareladas. "Com esses procedimentos, é possível usá-las ao retirar do armário, sem precisar lavar", comenta Monteiro.

Não deixe acumular sujeira

Mesmo as roupas mais pesadas, que são utilizadas com bastante frequência, devem ser lavadas assim que apresentarem qualquer tipo de sujeira. Artigos de couro, como casacos, calças, jaquetas e luvas, devem ser levados de tempos em tempos para uma lavanderia para o procedimento adequado de limpeza e higienização. O mesmo se aplica às roupas de cama pesadas, como cobertores e edredons.

Atenção às roupas de cama

Os ácaros, grandes causadores de alergias respiratórias, muito presentes no inverno, são invisíveis e se alimentam da descamação da pele humana. Por isso, é imprescindível que se lavem cobertores, edredons e travesseiros frequentemente. Também é preciso dar atenção especial aos travesseiros, já que pesquisas indicam que cerca de 30% do peso de um travesseiro é composto por excremento de ácaros, o que pode causar doenças", explica Ricardo.

Mais sobre as peças de couro

E já que as peças de couro parecem nunca sair de moda, Monteiro dá importantes dicas de limpeza e conservação:

Nunca se deve guardar peças de couro quando estiverem úmidas – vale tanto para chuva como para o suor. O correto é arejar e secar a peça de um dia para outro para então guardá-la.

Quando a peça for ficar no armário por longo período, o ideal, além de protegê-la com a capa escura de TNT, é expô-la a cada 30 dias em local fresco e com sombra. Se quiser deixar o couro um pouco no sol, não remova a capa de TNT.

A vida útil do couro pode ficar comprometida quando a peça está excessivamente suja e não é lavada imediatamente;

As lavanderias especializadas são capazes de lavar, higienizar, hidratar e reavivar a cor original de uma peça de couro. Se uma peça chega muito comprometida, há processos como tingimento e reidratação que podem recuperar até 80% de sua aparência original.

Nenhum comentário: