Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Obtenha ótimos resultados escolhendo a lavadora certa

Nem sempre é fácil escolher a lavadora de roupas que comporte as necessidades de casa e, muitas vezes, o grande número de modelos disponíveis para a escolha torna a compra ainda mais difícil. A grande questão, porém, é saber o que avaliar. Tamanho, marca, capacidade ou funcionalidade? O que levar, de fato, em consideração?

A maioria dos consumidores avalia, principalmente, a capacidade, ou seja, quantos quilos de roupa a lavadora comporta. Mas como saber o que significam oito, nove ou dez quilos de roupas? De acordo com o gerente de marketing da Whirlpool Latin America (empresa detentora de grandes marcas do segmento de eletrodomésticos), Rodrigo Azevedo, para determinar qual a capacidade do eletrodoméstico, a indústria se baseia em dois aspectos: físico e legal.

"Na parte física, são avaliadas questões como volume do cesto, sistema de lavagem e demais parâmetros técnicos. Sobre regulamentação, a portaria do Inmetro estabelece os requisitos mínimos de desempenho e segurança para máquinas de lavar roupas de uso doméstico, considerando a carga máxima de roupa seca que pode ser lavada em um programa específico", explica Rodrigo.

Segundo a portaria do Inmetro (considerando roupas de padrão internacional: lençóis, fronhas e toalhas de rosto) em uma lavadora de roupas com capacidade para oito quilos cabem três lençóis, 14 fronhas e 22 toalhas de rosto; em uma lavadora automática de 10 kg, pode-se lavar o equivalente a três lençóis, 22 fronhas e 25 toalhas de rosto.

A tabela a seguir mostra o peso médio de algumas roupas comuns no mercado brasileiro, sendo que estes números devem ser considerados como uma referência, pois o peso ainda depende do tipo de tecido.

Tipo de Roupa/Peso médio (g)

Camisola: 100g

Camiseta: 150g

Camisa: 200g

Lenço: 20g

Lingerie: 50g

Meias: 50g

Cueca: 50g

Reprodução


Pijama: 400g

Calça jeans infantil: 350g

Calça jeans adulto: 700g

Calça de sarja adulto: 550g

Moletom adulto: 800g

Colcha Casal: 1300g

Edredom Casal: 1800g

Colcha Solteiro: 1000g

Edredom Solteiro: 900g

Fralda: 0,50g

Toalha de banho: 500g

Toalha de rosto: 200g

Toalha de mesa pequena: 250g

Toalha de mesa: 500g

Pano de prato: 60g

Além da capacidade da lavadora e do peso das roupas, o consumidor não pode esquecer que o volume das peças também influenciará na quantidade que cabe no cesto na máquina. Um cobertor, por exemplo, pode não ser muito pesado, não atingindo a capacidade máxima da lavadora. Porém, seu volume é muito grande, o que significa que ocupará muito mais espaço.

'Preocupação nº 2'

Hoje em dia, há lavadoras de todos os tamanhos, jeitos e funcionalidades, que atendem a diversos públicos. Duas grandes marcas (Brastemp e Consul) oferecem modelos para todos os perfis, desde opções para lavagem delicada com capacidade de 1 kg, até máquinas que suportam mais de 10 kg de carga.

Para escolher a lavadora mais adequada é preciso pensar, ainda, na frequência de lavagem, cuidados com os tecidos e funcionalidades com as quais o consumidor quer contar na hora da lavagem para facilitar esta tarefa no dia a dia.

"Mais uma coisa..."

Outra importante dica, é prestar atenção e verificar o quão robusto é o sistema de suspensão e amortecimento, o que indica quão silenciosa será a lavadora. Para isso, deve-se balançar o cesto da máquina para os lados e verificar se ele não encosta facilmente no gabinete. Além disso, deve-se empurrar o agitador na direção vertical (para baixo) e comparar a firmeza entre uma lavadora e outra. Esses são dois testes simples que o consumidor pode fazer para verificar quais lavadoras tendem a ser mais silenciosas.

Nenhum comentário: