Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Maquiagem: será que ela é capaz de proteger sua pele?



Muitas mulheres têm dúvidas sobre o uso de maquiagens com proteção solar. Afinal, será que esses produtos são eficientes a ponto de corrigir pequenas imperfeições da pele e ao mesmo tempo protegê-la?

"O que difere os filtros solares presentes nas maquiagens dos tradicionais, aplicados com o propósito específico de proteção, é a adição, nas maquiagens, de pigmentos que possuem a capacidade de cobrir imperfeições e também filtrar os raios solares. Eles têm sua eficácia comparada a dos filtros solares transparentes, com a vantagem de que produzem efeito protetor adicional na faixa de luz visível, exatamente por também serem visíveis, ou seja, por terem cor", explica Sérgio Schalka, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-SP).

Assim como os filtros solares, as maquiagens devem receber igual atenção na forma de aplicação, isto é, para que a cobertura da pele seja completa, permitindo filtrar os raios solares que a atingem. Contudo, é importante lembrar que o uso desses produtos não é aconselhável para casos em que a exposição solar será intensa, mas sim, para aplicações no dia a dia seguidas de um bom protetor solar.


Reprodução


O especialista ainda esclarece que, mesmo que em conjunto, maquiagens com fotoproteção e filtro solar não oferecem proteção redobrada. Para ele, deve-se optar pela aplicação correta de um dos dois, para evitar o risco de se realizar a junção dos dois produtos de forma inadequada, reduzindo a proteção real.

O tempo indicado para uma correta aplicação das maquiagens com FPS é um intervalo de duas a três horas, variando-se de acordo com a intensidade de exposição solar. No mínimo, recomenda-se aplicar logo pela manhã e, em seguida, no horário do almoço.

Ainda sob outras formas de uso, Schalka adverte que as maquiagens com FPS podem ser utilizadas após procedimentos dermatológicos ou, até mesmo, quando os pacientes encontram-se em tratamentos de manchas (melasma).

Nenhum comentário: