Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"Manual" mostra o caminho para uma relação saudável



Divulgação
O livro registra alguns dos problemas que transformam o amor em agonia e oferece uma série de princípios básicos para sobreviver ao amor
Descontrole, sofrimento, desespero, mágoa e até humilhação são sentimentos que muitas vezes fazem parte de um relacionamento. "Manual para não morrer de amor", lançamento da Editora Planeta, mostra o caminho para uma relação saudável.

É praticamente impossível encontrar alguém que não tenha vivido uma história de amor marcada pelo sofrimento, pela ansiedade, pela angústia. Há até quem acredite que esses sentimentos são inerentes ao envolvimento amoroso e ficam presas a relações que geram dor e não prazer. Em "Manual para não morrer de amor" o psicólogo Walter Riso mostra como é possível viver uma relação saudável, na qual o casal possa caminhar junto, sem que um anule o outro. Ele registra alguns dos problemas que transformam o amor em agonia e oferece uma série de princípios básicos de "sobrevivência afetiva".

Quem se identifica com algumas das situações relacionadas por Riso pode estar vivendo uma relação destrutiva e talvez seja a hora de dar uma virada na vida:

● Relacionar-se com uma pessoa que não lhe ama mais, mas insistir que pode reconquistá-la;

● Fazer tudo para tentar agradar seu companheiro, por medo de perdê-lo;

● Ter um amor mal curado que não consegue esquecer, mas, mesmo assim, sair em busca de outro;

● Viver um relacionamento frio e distante;

● Achar que está se relacionando com uma pessoa extremamente especial, acima do seu merecimento;

● Viver resolvendo os problemas da pessoa amada, mas esquecer-se dos próprios;

● Ter um parceiro muito mais novo ou muito mais velho e, apesar de estarem vivendo uma ótima relação atualmente, angustiar-se pelo futuro.

Cada capítulo do livro aborda uma situação-problema, facilitando a consulta e a identificação. Segundo Riso, no amor saudável não há espaço para resignação nem martírio. "Faz sentido perseguir algo ou alguém que já fugiu do nosso controle?", questiona o autor, lembrando casos em que um dos membros do casal precisa se destruir para que o outro seja feliz. "Às vezes, na terapia, encontro casais tão incompatíveis que me pergunto como diabos foram ficar juntos. Será que estavam cegos? E a resposta é que, em certo sentido, estavam sim."

O autor

Um dos mais renomados psicólogos do mundo, Walter Riso nasceu na Itália, em 1951. Ainda jovem, emigrou com a família para a Argentina. De lá, partiu para a Colômbia, onde se formou em psicologia, especializou-se em terapia cognitiva e tornou-se mestre em bioética. Há 30 anos trabalha como psicólogo clínico, prática que alterna com a docência universitária e com a publicação de artigos em revistas científicas e na imprensa.

Publicados na Alemanha, na Holanda, na Itália, na Grécia, em Portugal e na Espanha, seus livros já venderam cerca de 2 milhões de exemplares. Eles têm o objetivo de funcionar como uma vacina contra o sofrimento humano, propondo estilos de vida saudáveis. Manual para não Morrer de Amor é o primeiro de três livros do autor que a Academia vai publicar no Brasil. Atualmente, Riso mora em Barcelona, na Espanha. 

Nenhum comentário: