Quem sou eu

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cinco dicas para combater o vício de comer mais e mais


Deixe de usar a comida como válvula de escape e tome o controle de sua vida
Reprodução
Para evitar o mecanismo vicioso deprime-come-deprime, é preciso ficar alerta e só comer quando realmente se está com fome
Para a maioria das pessoas, a comida é o vício mais difícil de combater na vida. Especialistas chegam a dizer que ela é a "droga" mais popular do mundo e que é muito usada para espantar a tristeza, depressão, raiva, frustrações e até "mal de amor". Aí é que mora o perigo: comer para esquecer os males traz satisfação momentânea, deixando excessos no corpo.

Sem exageros! Veja 10 passos para treinar sua saciedade

O prazer que sentimos quando nos alimentamos faz com que comemos em excesso. É o chamado "orgasmo emocional". Muitas vezes, comemos somente para ter prazer sem que estejamos com fome.


Para evitar este mecanismo natural e vicioso do ser humano: deprime-come-deprime. É preciso ficar alerta e só comer quando realmente está com fome para se nutrir não para mascarar um sentimento, seja de solidão, rejeição, ansiedade ou outro qualquer que nos põe para baixo.

A seguir você confere cinco sugestões de como ter o controle e conseguir comer somente o suficiente:

1 – Aceite o problema

A primeira atitude é reconhecer e aceitar que você não tem o controle da situação e come em excesso por questões emocionais. Se necessário, procure ajuda profissional para deixar este vício que só faz mal à saúde. Outra dica é praticar uma atividade física. Ela ajuda muito reduzir a ansiedade dos males da vida. E nada de comer "emocionalmente".

2- Antes de comer, questione

Ao procurar a geladeira fora dos horários de refeições, pare e pense se realmente está com fome. Se não tem certeza, tome um copo de água e espere. Se passar era mesmo só uma válvula de escape em ação.

3- Coma alimentos saudáveis

Cuide da sua alimentação, comprando e ingerindo somente alimentos naturais e saudáveis. Nada de levar para casa alimentos que poderão sabotar sua vida.

4- Dê mais sabor às refeições

Procure temperar os alimentos com ervas para deixar a refeição mais apetitosa. Crie o hábito de comer devagar e de forma tranquila.

5- Limite a quantidade

Procure comer menos e em mais vezes ao dia. O segredo é fracionar a ingestão de calorias ao longo do dia. Mas lembre-se nada de comer em excesso em mais vezes no dia. O recomendado é comer a cada três horas.

Perder peso não é só uma questão de dieta. É preciso mudar comportamentos, hábitos do dia a dia, para viver de bem com a vida, mantendo o equilíbrio emocional, mental e espiritual.

Nenhum comentário: