Quem sou eu

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Café da manhã ajuda a emagrecer; entenda por quê.

Descrição: http://www.bonde.com.br/t.gifDescrição: http://www.bonde.com.br/t.gif
Não pule esta refeição importante e ajude no emagrecimento
Já disse alguém que devemos "tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu". Sábias palavras. A primeira refeição do dia, ignorada por muitos, é a responsável pelo suprimento de energia para começarmos a nossa jornada bem dispostos e não exagerarmos nas refeições seguintes, Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período em jejum. Mas, também nesta fase, houve a queima de glicose e de glicogênio: a reação ocorre para gerar energia e manter e as funções do organismo, como circulação, respiração e batimentos cardíacos. Ao acordar, os níveis dessas substâncias estão muito baixos e precisam ser repostos para que possamos começar o dia com disposição.

A nutricionista afirma que muitas pessoas deixam de tomar o café da manhã porque sentem enjoos, preferem dormir mais dez minutinhos, ou ainda, alegam que não sentem fome. "Esta é a pior escolha para quem quer emagrecer", "Ao não receber alimentos durante o desjejum, o organismo vai economizar energia, acumulando gordura". Eles garantem que o ideal nesta refeição, é comer proteínas, como queijo branco, iogurte, leite, requeijão ou ricota e alguns carboidratos, como torradas, cereais, pães integrais e frutas inclusive banana, que também fornecem vitaminas e minerais ao corpo. O tradicional pão com manteiga, acompanhado de café com leite, no entanto, não é o mais indicado. "Por ser uma alimentação rica em carboidratos, ela aumenta o desejo de comer ainda mais carboidratos durante o dia", diz os especialistas.
     Além das dicas sobre o café da manhã, os nutricionistas alertam sobre a importância de uma alimentação equilibrada. "Quando não comemos adequadamente, as consequências são a diminuição do rendimento durante o dia, deficiência imunológica – que nos torna mais suscetíveis a doenças como gripes e resfriados -, dores musculares, câimbras, insônia, carência de ferro e ganho de peso". Os especialistas também apontaram alguns alimentos-chave para uma dieta saudável. São eles: azeite de oliva, castanha, chá verde, maçã, peixes, soja, tomate e verduras.
     Dormir bem, ingerir pelo menos dois litros de água por dia – para quebrar a gordura, - praticar exercícios físicos, deixar a vida sedentária, evitar o uso de sal, respirar fundo e relaxar em situações de estresse e comer sem pressa são, segundo a especialista, outras dicas que garantem melhor a qualidade de vida.

Nenhum comentário: